Liberdade de expressão e redes sociais • Concurso 2014

Liberdade de expressão e redes sociais

A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança a 2.ª edição do projeto Liberdade de expressão e redes sociais. Num tempo em que passamos a vida, especialmente as gerações mais jovens, em permanente comunicação e interação através das redes sociais e tecnológicas, o tema para este ano é: Como seria a vida sem as redes sociais criadas pela tecnologia?

É essa a questão que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico (idade igual ou superior a 13 anos) e do ensino secundário são convidados a explorar, nomeadamente abordando aspetos como, por exemplo: como seria uma vida onde não existisse facebook, instagram, youtube, tumblr, google+ e outras redes sociais recentes? Teríamos mais ou menos liberdade de expressão? Mais ou menos privacidade? Que relações entre a liberdade e a privacidade? Que implicações têm as redes sociais, ou a falta delas, na participação cívica e democrática?

Os trabalhos de grupo, com conteúdos originais e em vários formatos (texto, vídeo, banda desenhada…) obrigatoriamente com um professor orientador, devem ser apresentados até ao dia 26 de janeiro de 2015 para sicesperanca@sic.pt. Os vencedores terão a oportunidade de participar, acompanhar ou assistir a programas da SIC (ver Regulamento).


Veja também: Concurso 2013; Prémios 2013

Regulamento [PDF]

Regulamento
 

Cartaz [JPG]

Cartaz
NOTÍCIAS