Histórias da Ajudaris 2017

Ajudaris 17

Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo como objetivos fundamentais:

. Fortalecer hábitos de leitura e escrita;
. Promover a inclusão e a integração social através da arte;
. Despertar a solidariedade;
. Aproximar a escola das famílias e da comunidade;
. Fomentar a interação entre gerações;
. Impulsionar o voluntariado.

 O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Assim, vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, das quais se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.

Sendo uma das linhas de ação das bibliotecas escolares o “Reforço do valor social, cultural e educativo das bibliotecas junto das escolas e das comunidades, através de iniciativas e projetos de intervenção social[i], a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, pois convoca a escrita e a leitura para atos de solidariedade e de cidadania,  transformando-se numa importante mais-valia social.

No presente ano, o concurso Histórias da Ajudaris, obedece ao tema A FAMÍLIA e decorre até 31 de março próximo. As escolas solidárias que pretenderem participar deverão inscrever-se até 31 de janeiro de 2017, através do preenchimento do formulário disponível aqui>>.


[i] PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 06-11-2013. [Consult. 30-10-2015] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/qe .html>

Veja também:

Regulamento [PDF]

Regulamento
NOTÍCIAS