Programa Cientificamente Provável

Cientificamente provavel_top

Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

Estas parcerias serão desenvolvidas nos moldes que melhor se adequarem às entidades envolvidas, com total autonomia, podendo incluir as mais diversas atividades, planeadas para períodos de dois anos, conforme referido no documento orientador do programa. 

A divulgação desta iniciativa foi feita por carta enviada a todos os agrupamentos de ascolas/ascolas não agrupadas, bem como a todas as unidades de investigação e bibliotecas do ensino superior. 

Durante o corrente ano, as escolas que já integraram o programa devem estabelecer contacto com as instituições do Ensino Superior, com vista ao estabelecimento das parcerias. Nesta fase será importante que as bibliotecas escolares elaborem, em colaboração com os respetivos parceiros, o seu plano de ação.

Em junho de 2019 abrir-se-á uma nova fase de incorporação de parceiros e projetos e de alterações aos projetos em curso.

Acreditamos que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 

NOTÍCIAS