Relatório sobre literacia na UE

O relatório sobre o estado da literacia na União Europeia apresentado em Portugal, na VI Conferência do PNL, pela Princesa Laurentien, que presidiu ao grupo de peritos responsável pela sua elaboração, em que participou Roberto Carneiro, tem agora uma síntese em língua portuguesa.

O relatório surgiu na sequência dos últimos resultados do Programa PISA e enquadra-se no contexto da estratégia Europa 2020 da UE, para cuja concretização, a literacia constitui uma questão chave.

O documento procura ser uma chamada de atenção para o problema da iliteracia, que afecta atualmente todos os países europeus, analisando a problemática que, no presente, envolve o domínio da literacia, a sua evolução face ao desenvolvimento das modernas tecnologias e à necessidade de repensar o tipo de competências necessárias no futuro, bem como as estratégias para a sua melhoria. Daí o título de capa da versão síntese portuguesa: Aja agora mesmo!

Entre as recomendações deste relatório, merece destaque o reconhecimento e reforço do papel das bibliotecas escolares no livre acesso à informação, aprendizagem e desenvolvimento da literacia, e a continuidade do apoio a este sector.

Portugal é um dos países referidos que mais progressos fez a nível do PISA, sendo dada ênfase, a este propósito, aos contributos do PNL, RBE e de outras iniciativas.

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