7 dias, 7 dicas sobre os media 2013

7 dias 7 dicas sobre os media

Integrado na Operação 7 Dias com os Media, projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media  tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.

A iniciativa, dirigida alunos do ensino básico e secundário, pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.

A participação é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.

Os autores dos trabalhos vencedores de cada categoria (alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico; alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário) serão distinguidos individualmente com um tablet.

Calendário da iniciativa 

7 dias, 7 dicas sobre os media é uma iniciativa que, sugerimos, seja organizada através da colaboração entre a biblioteca escolar, professores, alunos e clubes de rádio e televisão escolares.

janeiro, 21 a 31: divulgação junto de alunos, professores, rádios e televisão escolares;

fevereiro e março: produção dos trabalhos e seleção interna do melhor, por escola/ agrupamento e categoria definida: 1º/ 2º ciclos; 3º ciclo/ secundário;

abril, 7: último dia para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias a concurso;

maio, 3: comunicação dos resultados do concurso.

Recursos de apoio 

Para além dos materiais que alunos e professores encontrem, por sua iniciativa, para apoio à produção dos trabalhos 7 dias, 7 dicas sobre os media, sugerimos a consulta de:

• Recursos pedagógicos e técnicos produzidos pela ERTE no âmbito do concurso Podcast: conta-nos uma história, alguns dos quais podem servir de apoio a esta iniciativa;

• Páginas da Seguranet, onde se  encontram muitos conteúdos inspiradores para tratar os temas deste concurso, em particular os Alertas, as tiras de BD e todas as informações relacionadas com a segurança na internet. Aliás, algumas atividades que as escolas/ agrupamentos têm planificadas para o Dia da Internet Segura 2013 podem, eventualmente, ser adequadas ao concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media;


Veja também: Trabalhos premiados 2013

regulamento
Regulamento
  ofício de abertura
Ofício de abertura
NOTÍCIAS