Media Smart • APAN

Media Smart

A Rede de Bibliotecas Escolares associou-se à parceria entre a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE (Direção Geral da Educação) e a Associação Portuguesa de Anunciantes - APAN para  desenvolvimento do Programa Media Smart,  que visa trabalhar princípios da literacia em publicidade.

Trata-se de “um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, para ensiná-las a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.”

O Media Smart:

  • disponibiliza materiais gratuitamente,  em formato digital e impresso, aos professores, alunos e pais,  nas escolas com 1.º e 2.º ciclos;
  • realiza atividades de formação - sessões informativas com especialistas, presenciais e a distância - sobre “Literacia para os Media”;
  • apresenta um conjunto de hiperligações e vídeos associados ao tema;
  • divulga artigos de opinião;
  • promove concursos e atribui prémios  às escolas participantes e vencedoras.
  • Todos os  materiais estão disponíveis na página da Internet do Media Smart, incluindo:

  • Módulo 1. Introdução à publicidade (Manual para os professores. Crianças  dos 7 aos 11 anos);
  • Módulo 2. Publicidade dirigida a crianças;
  • Módulo 3. Publicidade não comercial.
  • Os  módulos são acompanhados de fichas de trabalho e de um CD.

    Os professores bibliotecários que pretendam obter um exemplar impresso dos módulos Media Smart, para as bibliotecas de 1.º e 2.º ciclos, devem enviar o pedido a mediasmart@apan.pt.


    Veja também: Programa Media Smart; Webinar: Media Smart - Programa de Literacia para a Publicidade
    NOTÍCIAS