Casa das Ciências

Casa das Ciências

Rede de Bibliotecas Escolares assina protocolo com Casa das Ciências

Interesses comuns da Rede de Bibliotecas Escolares e da Casa das Ciências levaram as duas entidades a formalizar uma cooperação que julgamos constituir uma mais-valia para a melhoria das aprendizagens dos alunos, melhor articulação com o currículo e uma mais ampla utilização dos recursos educativos digitais do portal da Casa das Ciências. Esta parceria garante uma maior facilidade no acesso a estes recursos, tratados e disponibilizados a partir da biblioteca e, por outro lado, faculta uma maior difusão dos materiais produzidos no âmbito deste projeto.

A Casa das Ciências é um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo último de melhorar as aprendizagens  das áreas científicas. Pretende-se chegar aos professores pela oferta de uma série de recursos que podem usar livremente. Todos os materiais disponibilizados estão em português e são avaliados por um sistema de avaliação de pares.   Existem três tipos de recursos:

Recursos educativos digitais para apoio à aprendizagem em todos os níveis do ensino básico e secundário. São recolhidos materiais estrangeiros, traduzidos e adaptados e materiais elaborados pelos professores e disponibilizados para uso dos colegas.

WikiCiências. Uma enciclopédia, em português, com os termos relevantes para os programas científicos do ensino básico e secundário. Está em elaboração por investigadores convidados do Superior, havendo nesta altura cerca de 500 entradas já públicas e mais 500 em processo de avaliação e revisão.

Banco de imagens. Recolha de imagens relevantes para o ensino, sempre legendadas e com revisão. O objetivo é fornecer ilustrações que possam ser usadas com a vantagem de a sua utilização ser legítima e estarem frequentemente ligadas com o ambiente português.


Veja também: Casa das Ciências

Newsletter, números 1 a 6

Protocolo de cooperação
NOTÍCIAS