Ideias com mérito

Ideias com mérito

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho destas escolas, foi criada a candidatura Ideias com mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas concretizadas pelas bibliotecas.


Projetos apoiados

2019

Escola Básica Garcia da OrtaEscola Básica Garcia da Orta
Localidade Castelo de Vide
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar
Resumo O projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar materializa-se num trabalho articulado entre a biblioteca e os conselhos de turma do 3.º ciclo, traduzido no desenvolvimento de programas inovadores na disciplina Oferta complementar. Através do envolvimento dos alunos em práticas pedagógicas ativas são desenvolvidas competências associadas à leitura, ao uso crítico e ético da informação e dos média, inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O projeto prevê também a criação de um repositório digital e a divulgação dos produtos criados pelos alunos.
 
Escola Secundária José Belchior ViegasEscola Secundária José Belchior Viegas
Localidade São Brás de Alportel
DGEstE/ DSR Algarve 
Projeto Transmedia Storytelling – o teu futuro passa pela biblioteca escolar
Resumo O projeto Transmedia Storytelling – o teu futuro passa pela biblioteca escolar articula o trabalho realizado pelo clube de robótica, da responsabilidade da biblioteca, com a exploração de textos literários em torno de atividades de transmedia. A biblioteca assume-se, desta forma, enquanto local de excelência para a formação e o desenvolvimento das diferentes literacias. Os destinatários, alunos dos 1º e 2º ciclos, terão, assim, a oportunidade de criar jogos e histórias interativas em torno das obras que estão a estudar.
 
Escola Secundária Amato LusitanoEscola Secundária Amato Lusitano
Localidade Castelo Branco 
DGEstE/ DSR Centro 
Projeto (Re)aprender para inovar
Resumo O projeto (Re)aprender para inovar centra a sua linha de ação na formação de professores e alunos do ensino secundário na área da literacia digital. As aprendizagens realizadas deverão traduzir-se na mudança de práticas pedagógicas e didáticas e no uso de recursos digitais relevantes para a ação educativa. A articulação entre a biblioteca escolar e os professores decorre essencialmente no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento através da planificação de unidades de trabalho e disponibilização de materiais e produtos realizados pelos alunos.
 
Escola Secundária de PinhelEscola Secundária de Pinhel
Localidade Pinhel 
DGEstE/ DSR Centro 
Projeto PodC@st’Elo de Pinhel
Resumo O projeto PodC@st’Elo de Pinhel pretende associar a apetência dos alunos pela tecnologia à criação e consolidação de hábitos de leitura. Os alunos do ensino secundário são chamados a contribuir para a realização do programa de rádio quinzenal A voz da escola, produzindo rubricas culturais relacionadas com o livro, a palavra e a música. A componente técnica do projeto é assegurada pelos alunos dos cursos profissionais de Multimédia, que se responsabilizam também pela disponibilização dos audiotextos numa plataforma em linha de acesso livre e na rádio local.
 
Escola Secundária António SérgioEscola Secundária António Sérgio
Localidade Vila Nova de Gaia 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Clube maker
Resumo O projeto Clube maker pretende fomentar o desenvolvimento da literacia da leitura e da numeracia, em torno das obras de leitura orientada, estando prevista a utilização de diferentes suportes – impresso, digital e multimédia. Para além da vertente curricular, está também prevista uma vertente lúdica, em que os alunos poderão utilizar os recursos da biblioteca de forma autónoma a partir de um livro ou de um conteúdo matemático.
 
Escola Básica de Moure e Ribeira do NeivaEscola Básica de Moure e Ribeira do Neiva
Localidade Vila Verde 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Amarelo de indantreno ou cientistas poetas e vice-versa
Resumo O projeto Amarelo de indantreno ou cientistas poetas e vice-versa promove a articulação curricular, envolvendo as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Matemática, com recurso a diversas ferramentas digitais. Os alunos serão levados a trabalhar as diferentes literacias em torno do currículo e a produzir narrativas digitais, artigos, biografias, relatórios e bandas desenhadas.
 
Escola Secundária de Caldas de VizelaEscola Secundária de Caldas de Vizela
Localidade Vizela 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Faz-te ao livro!
Resumo Faz-te a Livro! é um projeto de âmbito concelhio que visa a promoção do livro e da leitura, envolvendo os agrupamentos de escolas de Infias e de Caldas de Vizela e a Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. A partir de sugestões dos elementos da comunidade educativa, divulgadas através dos média e das redes sociais, pretende-se envolver e motivar os alunos do ensino secundário para a leitura.
 
Escola Básica e Secundária de ÍnfiasEscola Básica e Secundária de Ínfias
Localidade Vizela 
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Faz-te ao livro!
Resumo  Faz-te ao livro!
Resumo Faz-te a Livro! é um projeto de âmbito concelhio que visa a promoção do livro e da leitura, envolvendo os agrupamentos de escolas de Infias e de Caldas de Vizela e a Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. A partir de sugestões dos elementos da comunidade educativa, divulgadas através dos média e das redes sociais, pretende-se envolver e motivar os alunos do ensino secundário para a leitura.

2018

Agrupamento Escolas n.º 2 de Elvas
Escola Básica n.º 1 de Elvas
Localidade Elvas
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL

Resumo O projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL prevê o envolvimento de alunos dos 1.º e 2.º ciclos no desenvolvimento de atividades que os posicionam no papel de repórteres, sob a coordenação da biblioteca escolar. Através desta forma de trabalho, que requer dos alunos uma atitude ativa e participativa, são desenvolvidas competências associadas à leitura, à pesquisa, tratamento e comunicação da informação em vários suportes.


Escola Escola Secundária Campos de Melo
Localidade Covilhã
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da literacia digital à cidadania global

Resumo O projeto Da literacia digital à cidadania global visa o desenvolvimento da competência da leitura e do espírito crítico, associando o uso das tecnologias a uma atitude cívica de intervenção no mundo que rodeia os alunos. Partindo da leitura de obras, em vários formatos, os alunos mais velhos, dos cursos profissionais, são chamados a dar formação aos mais novos, resultando dessa dinâmica, supervisionada pelos professores das disciplinas envolvidas e pelo professor bibliotecário, a construção de booktrailers e de QR code e a sua disponibilização num repositório digital para utilização pedagógica.


Escola Escola Secundária Avelar Brotero
Localidade Coimbra
DGEstE/ DSR Centro
Título do projeto Vencer os muros e o silêncio

Resumo O projeto Vencer os muros e o silêncio inclui a promoção da leitura numa estratégia global da escola que visa a inclusão de alunos surdos e a aproximação a cidadãos reclusos. Os alunos, sob orientação do professor bibliotecário e de outros docentes, escrevem apreciações críticas que acompanham os livros lidos no estabelecimento prisional e produzem materiais bilingues para os alunos surdos que frequentam a escola.


Agrupamento Agrupamento de Escolas Luísa Todi
Escola Escola Básica Luísa Todi
Localidade Setúbal
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto Tr@nsLiteracias

Resumo O projeto Tr@nsLiteracias pretende apoiar os docentes do 1.º ciclo do ensino básico a integrar as tecnologias digitais em contexto educativo através da (re)qualificação de práticas pedagógicas e aquisição de novas competências. Paralelamente, promover-se-ão as literacias e as práticas de cidadania, através da realização de atividades e projetos que permitam desenvolver as competências necessárias para o exercício de uma participação mais ativa e democrática na sociedade destes alunos.


Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra
Escola Secundária Matias Aires
Localidade Sintra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto O conhecimento na ponta dos dedos

Resumo O projeto O conhecimento na ponta dos dedos prevê o desenvolvimento das literacias digitais e da informação, através de uma articulação sistemática entre a biblioteca escolar e os docentes. Serão realizadas sessões formativas e de trabalho com os alunos no âmbito da literacia digital; formação de professores para a utilização de dispositivos móveis, ferramentas e ambientes digitais e a criação de um banco de recursos digitais de apoio ao currículo.


Escola Escola Secundária São Pedro
Localidade Vila Real
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca

Resumo O projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca visa formar cidadãos capazes de analisar e questionar a realidade, avaliar e selecionar a superabundância de informação disponível e tomar decisões fundamentadas. As equipas da biblioteca escolar e da biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro propõem-se organizar e desenvolver atividades colaborativas de aprendizagem que promovam a literacia digital e o pensamento crítico através da indagação, exploração e investigação de temas e problemas integrados no currículo específico de disciplinas.


Agrupamento Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado
Escola Escola Básica de Mosteiro e Cávado
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Construir s@beres na biblioteca escolar

Resumo O projeto Construir s@beres na biblioteca escolar propõe-se desenvolver, de forma articulada e sequencial, as literacias da informação, da leitura e da escrita. Através da interação entre a biblioteca e os docentes, pretende-se concretizar a articulação curricular nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e apoio ao estudo, partindo da pesquisa de temas estruturantes alicerçados nos curricula. Os alunos serão orientados no processo de pesquisa em linha, desenvolvendo estratégias de localização de informação com crescente autonomia. Posteriormente, serão produzidas diferentes tipologias textuais e narrativas digitais com recurso a ferramentas de escrita colaborativa.


2017

Agrupamento Escolas de Portel
Escola Básica D. João de Portel
Localidade Portel
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Portel digit@l t@lking

Resumo O projeto prevê um trabalho articulado entre a biblioteca escolar e os docentes de Língua Inglesa, privilegiando metodologias ativas e o uso da tecnologia no desenvolvimento das literacias da leitura e da informação.
Através de iniciativas como Speaker’s Corner, Let’s Talk e formação sobre o uso de algumas ferramentas, os alunos são envolvidos na realização de atividades que os motivam para a aprendizagem da Língua Inglesa e simultaneamente para a utilização efetiva dos recursos da biblioteca. Histórias digitais, dramatizações de textos, vídeos e registos áudio, bem como conversações com outros alunos estrangeiros serão alguns dos produtos que irão ser divulgados no repositório do projeto.


Agrupamento Escolas de Almeida
Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias
Localidade Almeida
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da semente da palavra à flor do conhecimento

Resumo O projeto tem como objetivo central o apoio a alunos do 1.º ciclo com dificuldades identificadas no processo de aprendizagem da leitura. É realizado um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário, os professores titulares de turma e os docentes de apoio, que se consubstancia na organização dos alunos em estufas e no desenvolvimento de atividades que lhes permitem evoluir de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. As atividades dinamizadas incluem exercícios adaptados a cada aluno através de processos de gamificação.


Agrupamento Escolas Afonso de Paiva
Escola Básica Afonso de Paiva
Localidade Castelo Branco
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Ler, contar e recontar

Resumo O projeto centra-se na problemática da leitura e visa, através de um trabalho que abrange sobretudo o domínio de educação literária, conjugar a compreensão leitora ao prazer de ler. Esse trabalho sistemático com alunos do 1.º ciclo, e que resulta de uma ação concertada entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, prevê a dinamização de atividades de mediação da leitura e de ateliês práticos, na sala de aula e na biblioteca escolar.


Agrupamento Escolas de Santa Comba Dão
Escola Secundária de Santa Comba Dão
Localidade Santa Comba Dão
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Pequenos cientistas sempre a aprender!

Resumo O projeto visa o desenvolvimento integrado das literacias científica, da leitura, da informação e digital através de uma estreita articulação curricular e do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar.
Dirigido a alunos e docentes dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, o projeto prevê sessões formativas para docentes e ações realizadas, em contexto letivo, de forma regular e continuada, envolvendo atividades experimentais, de leitura, de escrita, pesquisa e tratamento da informação.


Agrupamento Escolas de Moinhos da Arroja
Escola Básica de Moinhos da Arroja
Localidade Odivelas
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Infomedia – um passo para o conhecimento

Resumo Destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, o projeto pretende, em articulação curricular, desenvolver as literacias da leitura, dos media, digital e o pensamento computacional, através de ações formativas sobre criação e edição em vídeo e princípios básicos de programação. Estão ainda previstas sessões que pretendem agregar a hora do conto, numa perspetiva interdisciplinar, com atividades que envolvem as TIC, a programação e a robótica.


Agrupamento Escolas de Real
Escola Básica de Real
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Experimentar para partilh@r

Resumo  Destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, o projeto pretende, através da articulação entre docentes e do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar, promover o ensino experimental das ciências. Prevê também formação para os docentes, designadamente no apoio à preparação e realização de atividades de base experimental, laboratorial e de campo e à elaboração de protocolos experimentais digitais.


Agrupamento Escolas Carlos Amarante
Escola Secundária Carlos Amarante
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Aprender a criar na biblioteca escolar

Resumo Aprender a criar na biblioteca escolar prevê a reestruturação de duas bibliotecas do agrupamento, adequando o espaço a novas formas de trabalho e equipando-as com recursos que facilitam práticas pedagógicas inovadoras.
Depois de docentes e alunos receberem formação, nomeadamente em Ambientes de aprendizagem suportados por Tecnologias móveis, os alunos do Ensino Profissional e  Ensino Recorrente desenvolvem atividades que implicam o uso dos recursos e equipamentos da biblioteca escolar no desenvolvimento de trabalhos de projeto relacionados com as suas áreas de aprendizagem.


Agrupamento Escolas de Monserrate
Escola Básica Dr. Pedro Barbosa 
Localidade Viana do Castelo
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Biblioteca Atlântica: rotas de futuro 

Resumo O projeto propõe-se desenvolver, de forma sólida e gradual, aquelas que são consideradas as competências fundamentais para o século XXI: comunicação, colaboração, pensamento crítico, conetividade, criatividade e cultura.
Dirigido a alunos e docentes do 3.º ciclo, pretende promover o uso criativo de tecnologias digitais em meio escolar para envolver os alunos em diversas dinâmicas de leitura e, simultaneamente, alavancar os professores na experimentação e envolvimento com novos cenários de aprendizagem.
O projeto prevê, ainda, a criação de um novo espaço na biblioteca, mais versátil e adaptável, que seja um laboratório de aprendizagem para alunos e professores. Contempla, também, formação para docentes no âmbito dos Laboratórios de aprendizagem e oficinas de leitura e escrita criativa para alunos.


Agrupamento n/a
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
Localidade Vila Nova de Gaia
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Leituras cruzadas

Resumo O projeto, destinado a alunos do 6.º ao 12.º ano e em articulação direta com os docentes de Português e Inglês, pretende, através da realização de ciclos de leitura, combater a diminuição dos índices de leitura domiciliária e (re)conquistar leitores. O programa desenvolver-se-á em três momentos distintos (1. Escolho o livro a ler; 2. Leio e cruzo saberes e 3. Falo do livro que li), recorrendo a conteúdos de realidade aumentada, códigos QR, murais digitais e plataformas colaborativas.



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