Miúdos a votos • Festa final

A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior realizaram, pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”.

A cerimónia final, que se realizou no dia 31 de maio, foi o culminar festivo de um ano inteiro de trabalho entre a Visão Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares, com quase 500 escolas de todo o país (incluindo Açores) e ainda no estrangeiro.

Com o apoio dos inestimáveis parceiros: Comissão Nacional de Eleições, Plano Nacional de Leitura 2027, Pordata e Rádio Miúdos, recebidos de forma generosa na Fundação Calouste Gulbenkian, a festa aconteceu com cerca de 700 pessoas que, ao longo do dia, participaram em actividades tão diversificadas como um ateliê no jardim ou uma conferência sobre portugueses na II Guerra Mundial, visitas a exposições ou encontros com escritores (ver entrevista com David Machado, com Luísa Ducla Soares e com Maria Teresa Maia Gonzalez), oficinas de ilustração ou de jornalismo.

A RBE ofereceu a todos um espetáculo pela Companhia Andante, de homenagem aos autores portuguesesm designadamente a Sophia de Mello Breyner Andresen, cujo centenário de nascimento se comemora este ano e que é desde há três anos uma das autoras de língua portuguesa mais votadas.

Foi um dia cheio de emoções, gritadas bem alto na manifestação organizada com todos os participantes e aplaudidas com entusiasmo à medida que a cerimónia ia revelando os livros mais votados pelos alunos.

O apelo dos convidados, dos quais destacamos o do Secretário de Estado da Educação, João Costa, foi unânime no reforço do valor da leitura na construção de uma cidadania ativa que, entre outras coisas, cruza com a importância da participação em atos cívicos como as eleições.

Vídeos




Esperamos-vos na 4ª edição “Miúdos a Votos” 2020.

Notas na imprensa:

Visão Júnior
Público
SIC Notícias


Veja também: Miúdos a votos
NOTÍCIAS